sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Gerry Mulligan - My Funny Valentine




Recorded live on May 1953 ( At the Haig)  
Gerry Mulligan: Sax
Chet Baker: trumpet
Carson Smith: Bass 
Larry Bunker: drums

Lester Young with the Oscar Peterson Trio - "it takes two to tango"


sexta-feira, 20 de novembro de 2015

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

O seu destino foi funesto e a sua vida quase insuportável

"NA NOITE DE 26 DE SETEMBRO de 1849, Edgar Allan Poe passou pelo consultório de um médico de Richmond, Virgínia - John Carter -, com o intuito de obter alívio para a febre que o andava a atormentar. Depois, atravessou a rua e jantou numa estalagem local, tendo por engano levado a bengala do Dr. Carter consigo.
Poe estava prestes a embarcar no vapor para Baltimore. Esta seria a primeira paragem no caminho até Nova Iorque, onde o aguardava uma série de negócios a tratar. A partida do vapor estava marcada para as quatro horas da manhã seguinte, e a viagem teria uma duração de aproximadamente vinte e cinco horas. Poe surgiu alegre e sóbrio aos olhos dos amigos que o viram antes de partir. A sua ideia era estar fora de Richmond por não mais de duas semanas. Contudo, tinha-se esquecido de trazer a bagagem consigo. Esta foi a última aparição confirmável de Poe até ter sido encontrado moribundo numa taberna, seis dias mais tarde".

Peter Ackroyd, Poe - Uma Vida Abreviada, Camões e Companhia, 2009, p.11.

terça-feira, 17 de novembro de 2015

Roy Haynes, Phineas Newborn & Paul Chambers - After Hours


"a sociedade pestilenta das mulheres literatas"

"Anne Lynch descreveu-o como alguém desprovido de qualquer 'noção de moral'. Deve acrescentar-se que as suas histórias não apresentam qualquer 'noção de moral', e que ele desdenhava de semelhante princípio. Seria de esperar uma maior 'noção de moral' do homem do que do escritor?"

Peter Ackroyd, Poe - Uma Vida Abreviada, Camões e Companhia, 2009, pp.130-131.


deixar para trás todos os problemas e vexames

"Duas noites antes de sair de Richmond fez uma visita aos Talley, uns velhos amigos  a quem se declarou confiante e esperançoso. Poe revelou-lhes que 'as últimas semanas em contacto com os seus novos e velhos amigos tinham sido das mais felizes que tinha vivido nos últimos anos' e que acreditava estar prestes 'a deixar para trás todos os problemas e vexames do passado da sua vida.' Talley adicionou um post scriptum a este encontro pleno de alegria. 'Ele foi o último da festa a sair da nossa casa. Nós estávamos no alpendre, e, depois de avançar alguns passos, deteve-se, virou-se e voltou a levantar o chapéu, num último adieu. Nesse exacto momento, um meteorito brilhante surgiu no céu directamente sobre a sua cabeça, e desapareceu para leste.
Na noite seguinte, a última antes da sua partida, Poe encontrou-se com Elmira Shelton. Posteriormente, esta escreveu a Maria Clemm explicando que 'ele estava bastante triste e queixoso por se sentir doente. Tomei-lhe o pulso, e descobri que tinha muita febre'. A Sra. Shelton acreditava que Poe estava demasiado doente para viajar no dia seguinte, mas para sua mágoa e surpresa, descobriu que ele tinha realmente apanhado o vapor para Baltimore. Poe dava assim início à viagem fatal que iria culminar com a sua morte, tal como foi relatada no primeiro capítulo deste livro. Seis dias mais tarde, seria encontrado destroçado numa taberna em Baltimore. Ninguém sabia onde é que ele tinha estado ou o que tinha andado a fazer. Teria Poe, no estado perturbado em que se encontrava, deambulado pela cidade? Teria sido usado para propósitos de fraude eleitoral numa cidade conhecida pela sua pouca seriedade política? Teria um tumor no cérebro? Trata-se de um mistério tão atormentador como os que se podem encontrar nos seus contos. Poe morreu num hospital num domingo, a 7 de Outubro de 1849. Tinha quarenta anos de idade."
(166-167)

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Stan Getz - I Remember Clifford



Stan Getz: tenor
Chick Corea: piano 
Stanley Clarke: bass
Tony Williams: drums

Comprei o carro mais caro e o tabaco mais barato.

domingo, 8 de novembro de 2015

Brian Blade - Steadfast


Munch, Death in the Sickroom (1895)




Por sugestão de Guido Ceronetti, El Silencio del Corpo, Acantilado, 2006, p. 11, onde se pode ler:

"De Quincey incluía, entre las profundas tragedias de la infancia, «los labios de los muchachos, de los besos de sus hermanas para siempre separados», tragedia que comparte incluso quien no haya tenido hermanas. Tenebrosa, continua muerte de la hermana en las figuras de Munch."

sábado, 7 de novembro de 2015

terça-feira, 3 de novembro de 2015